Encrespando

"Encrespar", na minha terra, dá a ideia de incômodo, de indignação, de alguém que deu um salto de seu lugar de conforto por algo que o incomodou. Já "alisar" é usado com a conotação de quando alguém é condescendente com algo.
Encrespo e não aliso! é um blog feito para relatar o incômodo do racismo em nossa sociedade, especialmente manifesto pela mídia e literatura voltadas ao público infantil. Sem condescendências.
Minha filha me ensinou, desde seus primeiros movimentos, a concentrar a energia de criação e a buscar a gênese. Sim, pretensiosamente, hoje, tenho um alvo mais profundo que as raízes do racismo: a sua semente. Para que não fecunde os corações das novas pessoas, dessas crianças que são nossos filhos e filhas; para que não dê mais frutos, aquelas sementes não podem mais encontrar solos férteis para renascerem racismos no mundo.
Estou mais silenciosa, mas a mente fervilha, tendo em sua grande tela a imagem de um jardim de flores multicoloridas.

terça-feira, 20 de março de 2012

O Negro segundo Maurício de Souza

Quando criança, gostava sim da Turma da Mônica. Com a limpeza mental, no entanto, fui percebendo os lances implícitos ali: criar guerrinhas entre meninos e meninas, estímulo à violência,ao bulling, à naturalização do engano, da traição e da mentira e, como sói acontecer, ao racismo. Em primeiro lugar, a ausência negra é gritante. Da turma central, o personagem com características negras é Cascão, pelo cabelo pixaim com que é caracterizado. Ele é o sujo da história (Cascuda, sua namoradinha, é uma sarará; os dois são assim negro-mestiços), o meio bobão que segue Cebolinha em suas sempre frustradas armadilhas para Mônica. Depois, pretendendo utilizar uma linguagem politicamente correta, estendeu a turma para personagens diversificados. Jeremias apareceu como o único preto, ao lado de um japa, de uma menina de cadeira de rodas, de um cego... e por ali foi, aparentemente atentos à já tão propalada diversidade. Mas apenas dois negro-mestiços e um preto, salvo engano, dentre dezenas de personagens brancos. Assim, nunca incluí a Turma da Mônica entre os desenhos ou revistas pra minha filha, que inevitavelmente acabou por acessá-la por fonte indireta. Fazer o quê. Foi então que meu ativismo passou por um instante de desatenção e, pumba!, expus voluntariamente a minha filha à semeadura do racismo em sua tenra mentezinha. Neste derradeiro domingo, fui à livraria com a filhota, meu companheiro e seu filho, onde lhe disse poder escolher à vontade um livro para comprar. Ela escolheu "O Gênio e as Rosas e outros contos", da Editora Globo, uma parceria de Paulo Coelho, autor das histórias, e Maurício de Souza e Maurício de Souza Produções Ltda., publicado em 2010. Torci o nariz, pensei...folheei as histórias e gostei das que eu li, sempre trazendo boas e humanas mensagens espirituais. Então decidi não radicalizar e levar o livro mesmo.
Mas eis que, lendo conto a conto nesses dias, deparo com algo aterrorizante. Uma história sobre o Mal e o Guerreiro de Luz. Não, o problema não é falar sobre o Mal, afinal a história quer falar da vitória do tal Guerreiro de Luz, representado pelo negro de pele clara, Cascão. O problema está nisto:
O mal é apresentado por uma imagem que representa um homem negro, de pele escura e nariz largo. Ora, direis, não será um certo exagero pensar que isso seria deliberado? Então percebam a representação do Bem neste mesmo livro, pelo personagem do Anjinho da Turma:
O anjo, o Bem, é branco, loiro e de olhos azuis. Tudo bem, isso não é novidade em Maurício de Souza. Há muito o movimento negro denuncia essa representação discriminatória nos quadrinhos da Turma da Mônica. Mas, vamos combinar, depois de tanta coisa dita, já entrando na segunda década do século XXI... ainda fazer essa representação de extremo teor racista do Mal sendo uma pessoa negra e o Bem sendo uma pessoa branca?
Fechei o livro lamentando a minha distração. Melhor correr o risco do exagero que incorrer no erro da alimentação da ideologia racista na mente de uma criança. Imaginem o que fica gravado nos olhos de qualquer criança que olhe para uma imagem negra representada como o mal e uma imagem branca representada como o bem. O que isto semeia no suave coração infantil?

9 comentários:

  1. Oi,Rebeca. Meu nome é Vladimir,acabei de registrar meu seguimento pelo seu blog. Eu, desde criança ,quando comecei a desenhar,era vidrado na turma da mônica...admirava vorazmente o mauricio de souza,principalmente pelo seu estilo próprio de desenhar(ele nunca fez um curso de desenho). Ano passado comecei a me aprofundar em algo que sempre suspeitei: em mauricio de souza racista. Inclusive, o referido desenhista/empresário responde processo por uma tira racista em que a monica , o cebolinha vão ao barbeiro e este está de muito bom humor; quando chega a vez do cascão,o barbeiro fica nervoso e pega uma enorme tesoura,daquelas de aparar grama. isso entre outras coisas...conclusão: aquele que outrora fora um de meus ìdolos é um grande racista. tsc!tsc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Maestro, foi essa tira e algumas outras! Já me relataram de uma em que Cascão supostamente tomaria um banho e virava um louro de olhos azuis... não vi, mas me contaram. Diante do que vimos, não duvido. Mas vamos falando e demonstrando que um dia isso há de acabar. Abs!

      Excluir
    2. olá!
      Se vc desenha, como faria o cabelo do Cascão? Levando em conta que o Cascão nunca lavou o cabelo e ele tem entre 6 e 8 anos - poeira, gordura, sujeira acumulada nos fios.
      Pergunto porque sempre vi assim. Também desenho e fiquei curiosa quanto à sua ideia para o traço.

      Excluir
  2. o Mauricio nem é branco, ele age como os peruanos e mexicanos.

    ResponderExcluir
  3. Eu deis de que tinha menos de um ano de vida leio gibis e assisto turma da Mônica,mas só hoje eu parei pra pensar:Porque todos os personagens de turma da Mônica são brancos?Por que não tem nenhum protagonista negro?E se pararem pra pensar nos gibis da turma do Pelezinho os personagens são FEIOS PRE CARALHO.Sera que o Mauricio perde a pratica de desenhar toda a vês que desenha os personagens da turma do Pelezinho?
    #ForaRacismo

    ResponderExcluir
  4. Eu deis de que tinha menos de um ano de vida leio gibis e assisto turma da Mônica,mas só hoje eu parei pra pensar:Porque todos os personagens de turma da Mônica são brancos?Por que não tem nenhum protagonista negro?E se pararem pra pensar nos gibis da turma do Pelezinho os personagens são FEIOS PRE CARALHO.Sera que o Mauricio perde a pratica de desenhar toda a vês que desenha os personagens da turma do Pelezinho?
    #ForaRacismo

    ResponderExcluir
  5. Sou mulher negra transexual lésbica e empoderada, não existe gays transgeneros nesses quadrinhos do mauricio de sousa, ele é um golpista racista! #foratemer

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Uma observação apenas: Cascão não é negro. O cabelo dele nunca é lavado e quando (se) isso acontece, a sujeira vai emaranhando o cabelo todo, até se tornar uma maçaroca. A caracterização, o desenho, do cabelo sujo e empoeirado do Cascão está correta, ele não é negro. Cascuda é sarará. Jeremias era o único negro. Depois veio Pelezinho. Agora há uma família inteira (como demorou!)
    Maurício de Souza é de uma época em que essa atitude era normal, infelizmente. Somente a partir da exigência é que as coisas mudam. Em todo lugar. O povo de pele preta cresceu, está ocupando lugar - esse movimento só parte do povo, da resistência.

    ResponderExcluir